Coordenador : Luís Felipe Bellintani Ribeiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389778.2201.30862.24022023
Departamento/Setor: GFL
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Crianças e jovens da periferia do Morro da Penha, Niterói, com idade de 7 a 14 anos, que possuem interesse em desenvolverem conhecimentos aprendidos na escola, e, conhecimentos novos relacionados a temas sensíveis e relevantes.
Local de atuação: Associação dos Moradores do Morro da Penha, Ponta D Areia e Portugal Pequeno (AMMOPPAPPE), Ladeira da Maria das Dores s/n, Morro da Penha, Niterói.
Objetivo
1. Democratização do ensino das crianças das comunidades do entorno da UFF, com a diretriz das Escolas Populares, estudada por De Souza (2014). 2. Criar um espírito de trabalho coletivo com a organização do reforço, tendo participação ativa de mães, pais e alunos na construção pedagógica e logística do projeto, integrando cada vez mais a Universidade às comunidades, de modo a inseri-la na comunidade como parte dela. 3. Auxiliar no desenvolvimento e aprendizado das crianças que sofreram com a pandemia e ausência das aulas presenciais, fazendo o reforço escolar no contraturno da Escola Municipal local. 4. Desenvolver e aplicar métodos de aprendizado criativos que dialoguem com o pensamento crítico, a linguagem e com a arte. Desse modo, conforme apontado por Vygotsky (2001), sendo a meta da educação, não a adaptação ao meio já existente, que pode ser efetuada pela própria vida, mas a criação de um ser humano que olhe para além de seu meio, apresentar conteúdos sobre a História do povo brasileiro a partir de uma visão popular e crítica. 5. Romper com a mera reprodução dos conteúdos, que reduz o papel do professor a um explicador, conforme aponta Paro (2004), mas dando destaque na aposta de um ensino atrelado a uma perspectiva dialógica que concebe o seu público alvo como sujeitos históricos. Essa visão debruçada sobre a história, conforme indicado por Freire (2001, p.47), afirma o seguinte: (...) a História como possibilidade reconhece a importância da decisão como ato que implica ruptura, a importância da consciência e da subjetividade, da intervenção crítica dos seres humanos na reconstrução do mundo. Desse modo, o projeto se caracteriza pelo desenvolvimento de um pensamento criador na experiência do ensino. 6. Estar sempre atento em colocar o Reforço como organização que não fique alheia aos problemas da Comunidade. Ser um ponto de apoio da comunidade para resolver seus problemas.
Resumo
O Projeto de apoio ao aprendizado e reforço escolar Renato Nathan (PAR) visa colocar a universidade pública a serviço das necessidades do povo. Durante o tempo da pandemia, com o isolamento social, crianças e adolescentes ficaram sem aulas presenciais, e, como consequência disso, seu desenvolvimento escolar ficou precarizado. Especificamente, no Morro da Penha, Ponta D’Areia, em Niterói, muitas crianças persistem com dificuldades de letramento e de aprendizado. A partir da análise das dificuldades das crianças, o reforço escolar, que acontecerá de forma semanal (2 sessões de 2 horas/ semana), planeja realizar atividades que auxiliem as crianças no seu aprendizado utilizando métodos criativos de ensino, como aprendizagem de músicas, produção de textos etc. O segundo eixo do projeto é o de colocar os estudantes da UFF em diálogo com a comunidade ao redor da universidade, visando integrar a comunidade acadêmica com as amplas massas que estão em seu entorno, rompendo com o espírito da ciência livresca de tornar os estudantes alheios às amplas massas e suas necessidades e reafirmando o caráter social da universidade pública. A partir disso, serão realizadas reuniões de planejamento de aulas e de fomento à ampla participação na organização do projeto, envolvendo a coordenação, as comissões de alunos da UFF, os alunos do Ensino Fundamental I e II e pais e mães que apoiem o projeto e queiram construí-lo. Com isso, pretendemos colocar os conhecimentos adquiridos na universidade pública em diálogo com os conhecimentos daquelas massas com quem trabalhamos, tornando o trabalho do reforço um trabalho coletivo.